Telmário Mota aponta falta de recursos para a área da saúde em Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/08/2017, 20h05

O senador Telmário Mota (PTB-RR) criticou o governo federal por liberar o dinheiro relativo à emenda da bancada do estado para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), mas não fazer o mesmo com os valores referentes ao setor de saúde.

Segundo ele, a situação é urgente, especialmente com a chegada de venezuelanos que, fugindo da violência que tomou conta do país vizinho, têm entrado no Brasil por Roraima. Telmário Mota disse que em Boa Vista, no Hospital Geral, 40% dos leitos estão ocupados por venezuelanos.

Telmário Mota disse que o estado de Roraima está vivendo uma crise com altos índices de casos de  febre chicungunha e de zika e dengue tanto na capital como em todo o estado,por falta de aparelhamento para o combate a essas doenças.

O senador chegou a questionar o ministro da Saúde, Ricardo Barros, na audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (2). Telmário Mota denunciou ainda que o dinheiro destinado às ações de saúde indígena está sendo mal-empregado em Roraima.

Segundo ele, em vez de ser usado para a compra de medicamentos e equipamentos e para a contratação de profissionais da saúde, o dinheiro foi usado para alugar um veículo por R4 15 mil, quando o valor do aluguel deveria ter sido de R$ 7 mil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)