Jucá diz que estão avançando negociações para asfaltar estrada que liga Roraima a Guiana

Da Redação | 29/06/2017, 14h02

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) informou nesta quinta-feira (29) que estão avançando as negociações para o asfaltamento da estrada que liga Boa Vista, em Roraima, a Georgetown, capital da Guiana. Segundo ele, há um trecho de 400 quilômetros no país vizinho que carece de pavimentação, e a rodovia, quando finalizada, vai mudar para melhor o panorama logístico do estado.

- O governo brasileiro será parte nesse esforço para construir um financiamento que dê condições de asfaltar, assim como construir as pontes necessárias. Essa estrada gerará uma condição diferenciada para Roraima e para a Amazônia Ocidental. A logística vai mudar; nós vamos receber insumos diretamente pelo Porto de Georgetown de uma forma muito barata e vamos ter no escoamento da produção também um diferencial muito grande - afirmou.

Jucá afirmou que desde 2006 vem lutando para que a rodovia seja asfaltada, apesar de haver historicamente quem defenda uma via pela Venezuela.

- Sempre entendi que a relação com a Venezuela seria algo muito frágil, exatamente pelas condições políticas daquele país. A saída pela Guiana é muito mais estratégica, menos demorada e mais ampla. Nós defendemos isso e hoje vemos que minha posição, desde 2006, era a correta - argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)