Acordo cultural entre Brasil e Serra Leoa é aprovado em Plenário

Da Redação | 29/06/2017, 11h29

O Plenário aprovou nesta quinta-feira (29) o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 17/2017, que ratifica o acordo entre os governos do Brasil e de Serra Leoa sobre cooperação cultural entre os dois países. O acordo assinado em 2009, em Brasília, tem a intenção de criar uma cooperação para contribuir e fortalecer os laços culturais entre os dois países, além de incentivar a troca de experiências entre as duas nações. A matéria segue à promulgação.

Entre as medidas sugeridas pelo acordo de 2009 estão o encorajamento à cooperação entre instituições culturais públicas e privadas de ambos os países, com o intuito de desenvolver atividades; aperfeiçoar e incrementar o conhecimento mútuo e a divulgação da cultura entre um país e outro; promover a colaboração para a preservação do patrimônio cultural oral e intangível em ambos países.

As relações diplomáticas entre Brasil e Serra Leoa foram estabelecidas em 1974, quando a embaixada do Brasil em Acra (Gana) e a embaixada de Serra Leoa em Washington (Estados Unidos) tornaram-se ao mesmo tempo responsáveis por acompanhar os temas do relacionamento bilateral. A embaixada do Brasil em Freetown (capital da Serra Leoa) foi inaugurada  em 2012.

Em 2008, um acordo bilateral de cooperação técnica foi assinado. Entre os desdobramentos do acordo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) realizou, em 2010, atividades de capacitação de especialistas serra-leoneses em prevenção à AIDS e em auxílio a gestantes.

O acordo terá validade de cinco anos, renováveis automaticamente pelo mesmo tempo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Aids