Congresso Nacional começa a oferecer visitas temáticas

Da Redação | 28/06/2017, 19h21

A partir de julho, o Programa de Visitas ao Congresso Nacional oferecerá acesso a espaços específicos do Senado e da Câmara dos Deputados não contemplados pelo roteiro da visitação diária. As visitas especiais incluirão as bibliotecas, os arquivos e os viveiros das duas Casas, para que qualquer cidadão possa conhecer como é feita a gestão da informação e documentação, os acervos artístico e cultural, inclusive com peças raras, e as ações socioambientais.

As visitas já podem ser agendadas. Os grupos devem ter no máximo 14 e, no mínimo, cinco interessados. Qualquer pessoa pode se inscrever. O agendamento pode ser feito no endereço abaixo:

www2.congressonacional.leg.br/visite

Em breve começarão a ser oferecidas visitas temáticas tratando sobre processo legislativo e arte e arquitetura.

Biblioteca

A visita aos arquivos e bibliotecas das duas Casas terá duração de duas horas. Ao visitante será permitido entrar no setor de restaurações para conhecer o processo de reconstrução de livros, documentos e obras de arte. Nas bibliotecas, haverá explicações sobre o acervo e as obras raras das duas instituições. No setor de arquivo e documentação, serão mostrados livros e registros históricos que fazem parte da história brasileira.

Datas das visitas: 10/07, 31/07, 14/08 e 28/08.

Viveiros

Nos viveiros das duas Casas, o visitante vai conhecer o processo de compostagem, feito a partir de resíduos orgânicos dos restaurantes localizados dentro do Congresso. O adubo produzido é utilizado nas plantas que compõem os projetos paisagísticos dos jardins do Congresso, das quadras dos apartamentos funcionais e de áreas como o Parque Bosque dos Constituintes.

A visita fornecerá também informações sobre a produção de mudas de plantas para mitigação das emissões de gás carbônico, o manejo e controle de pragas e doenças com uso de defensivos naturais e a manutenção dos vasos de plantas das salas de trabalho. Mostrará também alguns equipamentos e práticas sustentáveis relacionados à bioarquitetura, agroecologia, energias renováveis, captação de água e tratamento local de esgoto.

Datas das visitas: 14/07, 28/07, 11/08 e 25/08.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)