Prioridades do BNDES e empréstimos à J&F serão debatidos na Comissão de Infraestrutura

Da Redação | 23/06/2017, 08h58

Foi adiada a audiência pública que a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realizaria, na terça-feira (27) com o Superintendente da Área de Planejamento e Pesquisa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fabio Giambiagi, para apresentação dos programas e prioridades da instituição. Nova data para o evento ainda deve ser comunicada.

Em requerimento para a realização da audiência, o senador Lasier Martins (PSD-RS) argumenta  que o debate servirá também para fornecer aos senadores informações sobre possíveis irregularidades em aportes concedidos pelo BNDES, através da subsidiária BNDESPar, à J&F Investimentos, apontadas pela Operação Bullish da Polícia Federal, deflagrada no dia 12 de maio.

Lasier Martins também é autor de proposta (PLS 7/2016) que acaba com o sigilo bancário das operações de financiamento do BNDES e, desde o final de maio, vem cobrando a votação do pedido de urgência para análise da matéria.

O senador afirma que hoje os empréstimos do BNDES são uma verdadeira "caixa-preta". O senador explicou que as informações disponíveis são insuficientes para caracterizar a devida transparência, inclusive no que diz respeito ao empréstimo para países estrangeiros.

Quando ocorrer, a audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular com comentários, perguntas e sugestões.

 

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)