Humberto Costa critica perseguição a Lula e reafirma inocência do ex-presidente

Da Redação | 21/06/2017, 13h21

O senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em discurso no Plenário nesta quarta-feira (21). De acordo com o senador, Lula deixou a Presidência com 90% de aprovação popular e virou alvo da maior perseguição política do Brasil.

Humberto afirmou que em três anos de perseguição nada foi provado e que as acusações forjadas vão caindo dia a dia. Segundo o senador, "o ridículo caso do apartamento do Guarujá, somente serviu para mostrar aos brasileiros que a palavra tríplex é acentuada".

- Lula já provou sua inocência e agora cabe aos inquisidores provarem a culpa. Há três anos eles nada comprovaram a não ser que são operadores do direito que se baseiam só em convicções e não em provas. Não há outra razão para essa perseguição contra Lula a não ser provocar sua interdição política impedindo sua candidatura à Presidência - afirmou.

O senador também criticou o juiz Sérgio Moro e os procuradores que atuam na Lava Jato, os quais, segundo ele, esqueceram uma tarefa básica do cargo que ocupam: investigar. O senador fez um apelo a Moro:

-  Seja humilde, baixe sua arrogância; reconheça que errou ao assumir o papel de acusar injustamente um cidadão de bem. Vai atrás de provar a culpa de Lula em outros processos, pois nesse não há como condenar o presidente. E faço um apelo: julgue com independência, pelas provas e saber jurídico, não pela política e pela ideologia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento PT Senador Humberto Costa