Indicado à direção da Agência Nacional de Águas será sabatinado quarta

Da Redação | 19/06/2017, 12h19

Está agendada para quarta-feira (21) a sabatina na Comissão de Meio Ambiente (CMA) com Ricardo Medeiros de Andrade, indicado pelo governo para a direção da Agência Nacional de Águas (ANA). A audiência está prevista para começar a partir das 9h.

No relatório sobre a indicação, o senador Roberto Muniz (PP-BA) destaca que desde 2009 Medeiros ocupa o posto de Superintendente de Implementação de Programas e Projetos na própria Agência. Neste cargo, ele pôde acumular as funções inerentes à esta gerência com a coordenação, desde 2012, da Unidade de Gerenciamento do Interáguas, programa que é financiado pelo Banco Mundial.

Outras funções atualmente exercidas por Medeiros na ANA são a de coordenador nacional, desde 2015, do Projeto Amazonas, uma ação regional na área de recursos hídricos desenvolvida pelo órgão em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA); e a coordenação, desde agosto de 2015, do projeto Gerenciamento Integrado e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços na Bacia do Rio Amazonas (GEF Amazonas), projeto financiado com recursos do Global Environment Facility (GEF) no âmbito das Nações Unidas. O senador também cita a participação do gestor na organização do 8º Fórum Mundial da Água, previsto para ocorrer em Brasília em março do ano que vem.

Vasta experiência

Muniz ainda menciona que Medeiros, além da experiência já adquirida por sua atuação dentro da própria Agência, também atuou em outras instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, acumulando mais de 20 anos de trabalho no setor.

"Em sua experiência internacional, cabe destaque a participação no Comitê de Governadores do Conselho Mundial da Água. Ele foi governador-substituto de 2009 a 2015, quando foi eleito Governador titular, com mandato até 2018", apontou o senador.

Muniz também lembra o "amplo reconhecimento" que o indicado tem entre as mais relevantes entidades sem fins lucrativos que lidam com a gestão de recursos hídricos e regulação de serviços públicos. Foram encaminhadas manifestações de apoio a Medeiros provenientes da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

Também foi destacada pelo senador a primeira passagem do indicado pela ANA, entre 2003 e 2005, quando foi um dos coordenadores do Programa de Desenvolvimento de Recursos Hídricos para o Semiárido Brasileiro (Proágua Semiárido).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)