Demarcação de terras quilombolas pode estar em risco, alerta Fátima Bezerra

Da Redação | 14/06/2017, 10h00

Uma ação que questiona na Justiça federal a constitucionalidade do decreto com regras para o reconhecimento das terras remanescentes de quilombos pode colocar em risco a política de demarcação e titulação desses territórios. Foi o que denunciou a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), em discurso nesta quarta-feira (14).

De acordo com a parlamentar, um “latifundiário” impetrou ação no Tribunal Regional Federal da 5ª região questionando a constitucionalidade do Decreto 4887, editado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que permitiu o reconhecimento e demarcação de terras tradicionalmente ocupadas por quilombolas, a exemplo dos indígenas.  A ação, que duvida da legalidade do conceito conferido à comunidade de Acauã, em Poço Branco (RN), será julgada na próxima semana e, segundo a senadora, se a tese da inconstitucionalidade vencer, poderá abrir um precedente perigoso, colocando em risco a titulação de terras em todo o Brasil. Isso afetará profundamente a dignidade dos povos que ali habitam há várias gerações, frisou.

- Não vamos permitir nenhum retrocesso. É preciso que seja reafirmada a constitucionalidade do decreto, para que a gente possa dizer mais uma vez que somos todos Acauã, somos todos quilombolas  - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)