Senado realiza sessão temática sobre 25 anos da Rio 92 e da Convenção do Clima

Da Redação | 08/06/2017, 17h12

O Senado realizará, na próxima segunda-feira (12), às 14h, sessão temática para discutir os 25 anos da Rio 92 e da Convenção do Clima. Participarão da sessão representantes de organismos internacionais e especialistas do mundo inteiro que estarão reunidos em Brasília para evento que ocorrerá, também na segunda-feira, no Palácio do Planalto.

No requerimento para realização da sessão temática, os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Fernando Collor (PTC-AL) lembraram que a Rio 92 reuniu chefes de Estado e governos de mais de 170 países “sendo uma das maiores e mais produtivas conferências que a Organização das Nações Unidas (ONU) já promoveu”.

O encontro deu origem a cinco documentos que servem de base para as negociações que envolvem o meio ambiente até hoje. A Convenção do Clima, assinada na ocasião, foi a primeira ação coletiva e multilateral da comunidade internacional para fazer frente ao desafio das mudanças climáticas.

Os parlamentares ressaltam que, em um momento de instabilidade e insegurança internacional, é muito importante a celebração da Convenção do Clima, marco zero do enfrentamento global da crise climática, no país onde ela foi firmada.

Para os senadores, passados 25 anos, a Rio 92 e a Convenção do Clima merecem ser relembradas e celebradas de modo a suscitar um momento de reflexão voltado para o enorme desafio da transição rumo à economia de baixo carbono.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)