Gleisi Hoffmann defende convocações das Forças Armadas feitas por Dilma Rousseff

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/05/2017, 16h36

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) garantiu, em pronunciamento nesta quinta-feira (25), que todas as vezes que a ex-presidente Dilma Rousseff pediu apoio das Forças Armadas no reforço ao policiamento foi em atenção a pedidos de governadores.

De acordo com ela, isso aconteceu em três ocasiões: durante os grandes eventos esportivos (Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016), no período em que houve greve de policiais militares nos estados da Bahia e Rio de Janeiro e durante a ocupação de áreas na cidade do Rio em combate ao crime organizado.

A senadora assegurou que em nenhum momento a ex-presidente Dilma fez uso ou quis usar as forças do Exército, Marinha e Aeronáutica para reprimir manifestações, como aconteceu nesta quarta-feira, quando o presidente Michel Temer assinou um decreto autorizando as Forças Armadas a garantir a segurança em Brasília. Temer revogou o documento nesta quinta.

— Em nenhum momento das manifestações de 2013 foi decretado Garantia de Lei e da Ordem pelo governo federal. Nós não colocamos o Exército nas ruas, as Forças Armadas nas ruas. E os senhores lembram o tamanho das manifestações — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)