Comissão aprova MP que autoriza saque de contas inativas do FGTS

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/05/2017, 14h06

A comissão mista de senadores e deputados aprovou a Medida Provisória (MP 763/2016) que autoriza o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para os parlamentares, a iniciativa vai ajudar na recuperação da economia e no pagamento de dívidas.

A medida provisória liberou o saque do dinheiro de contas do FGTS que estavam sem movimentações até 31 de dezembro de 2015. O texto também prevê a distribuição de parte do lucro do fundo com os trabalhadores e aumenta a rentabilidade da conta. O relator da MP, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), explicou que a iniciativa deve beneficiar 20 milhões de pessoas e injetar cerca de R$ 35 bilhões na economia. Segundo Ataídes, esse dinheiro, que já está sendo liberado, tem ajudado na recuperação do comércio e pode impulsionar a criação de novos empregos.

- Esta avalanche de dinheiro do povo brasileiro, do trabalhador brasileiro que estava parado nos bancos. Evidentemente que esses 35 bilhões de reais que serão injetados na economia vão gerar emprego. Porque esses bilhões vão gerar o consumo, as indústrias vão ter que produzir mais e, produzindo mais, vão gerar emprego e renda ao trabalhador - disse.

Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que boa parte do dinheiro pode ser usado no pagamento de dívidas.

- Essa matéria é tão relevante para os trabalhadores, para o cidadão que tem a conta. Quantos já puderam pagar suas contas, suas dívidas, liquidar, limpar sua ficha, seu saldo devedor. Então ela tem este alcance social - afirmou.

A medida provisória deve ser analisada agora pelos Plenários da Câmara dos Deputados e depois do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)