Senado aprova indicação de diretor para Instituição Fiscal Independente

Da Redação | 25/04/2017, 17h45

O Senado aprovou nesta terça-feira (25), por 60 votos a 1, a indicação de Gabriel Leal de Barros para o cargo de diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI). A instituição foi criada em 2016 para assessorar o Poder Legislativo na tomada de decisões sobre projetos de lei e políticas públicas por meio de relatórios e notas técnicas sobre os principais indicadores fiscais e econômicos.

Leal de Barros foi indicado ao cargo pelo presidente da comissão, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Graduado em economia e mestrando em Finanças e Economia Empresarial, o indicado já atua como economista da IFI, onde elabora análises técnicas com foco na política macroeconômica, fiscal e orçamentária do País. Já trabalhou como economista e pesquisador no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas e como economista no Banco BTG Pactual.

IFI

Dos três membros do Conselho Diretor da Instituição, um é indicado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Para ocupar o cargo, o candidato precisa ser brasileiro, ter reputação ilibada e notório saber nos temas de competência da Instituição. Também é preciso passar por sabatina na comissão.

Durante a arguição pelos senadores, feita no dia 11 de abril, o economista afirmou que, sem alteração nas regras atuais, a Previdência vai absorver 63% do Orçamento da União em dez anos. A simulação desse avanço dos gastos previdenciários no Orçamento da União, como esclareceu o economista, foi feita pela IFI. De acordo com o sabatinado, a Previdência já custa quase 50% do Orçamento da União.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)