Lasier Martins elogia decisão de Carmem Lúcia para acelerar processos da Lava Jato

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/04/2017, 15h55

O senador Lasier Martins (PSD-RS) elogiou decisão da ministra Carmem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, de chamar juízes federais para auxiliar na instrução dos processos da Lava Jato que tramitam no STF.

A medida visa impedir a prescrição de crimes praticados pelas autoridades que serão ou estão sendo processadas naquele tribunal, disse o senador.

Lasier Martins também mencionou o anúncio, feito por Carmem Lúcia, de colocar na pauta de julgamentos do Supremo processo que pode restringir o chamado foro privilegiado.

- Com igual sentido, devemos aqui no Senado trabalhar na aceleração da PEC do senador Alvaro Dias, que elimina, indistintamente, o foro privilegiado para todos, apenas diversificando as várias primeiras instâncias - disse o senador.

O senador Lasier Martins questionou, ainda, o que será feito agora que a classe política chegou ao fundo do descrédito, depois da divulgação do teor das delações premiadas de executivos da empreiteira Odebrecht.

Para ele, nesse momento não há que se falar em criminalização da política, mas na penalização dos políticos envolvidos nas irregularidades reveladas que incluem a troca de favores entre autoridades públicas e empresários.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)