Clássico de Otto Maria Carpeaux é oferecido em versão digital para download gratuito

Da Redação | 17/04/2017, 15h37

O Senado lançou nesta segunda-feira (17), em versão digital para download gratuito, os quatro volumes da História da Literatura Ocidental, do historiador e ensaísta Otto Maria Carpeaux. Os livros trazem um estudo aprofundado e uma análise crítica da literatura desde Homero, na Grécia Antiga, até autores modernos da década de 1970. Esgotada há nove anos, a versão impressa poderá ser lançada ainda este ano pelo Conselho Editorial do Senado, ainda sem data definida. Carpeaux nasceu em 1900, em Viena, Áustria, e morreu no ano de 1978, na cidade do Rio de Janeiro.

O download gratuito está disponível na Livraria do Senado.

No primeiro volume, Otto Maria Carpeaux parte da Antiguidade Greco-latina, percorre as expressões literárias da Idade Média e analisa o Renascimento e a Reforma. No segundo volume, comenta o Barroco e o Classicismo, analisa a poesia, o teatro, a epopeia e o romance picaresco de autores como Cervantes, Góngora, Shakespeare e Molière, entre outros.

O terceiro volume da coleção refere-se à literatura do Romantismo e do Naturalismo até a década de 1970. O quarto volume traz extensa análise sobre a atmosfera intelectual, social e literária do fim do século oitocentista e o surgimento do Simbolismo naquilo que o autor chama de “a época do equilíbrio europeu”.

Serviço
Título História da Literatura Ocidental
Autor Otto Maria Carpeaux
Preço Versão digital gratuita
Para obter http://livraria.senado.leg.br/historia-da-literatura-ocidental-colec-o.htmlhttp://livraria.senado.leg.br
e-mail livros@senado.leg.br

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)