Plenário homenageia IBM pelos 100 anos de Brasil

Da Redação | 03/04/2017, 13h03

O Plenário do Senado realizou sessão especial em homenagem à empresa IBM Brasil, que completa 100 anos de atuação no país. O senador Wellington Fagundes (PR-MT), autor do requerimento que resultou na sessão especial, afirmou que foi uma oportunidade para reconhecer a importância da empresa para o país, desde quando foi contratada pelo governo brasileiro para a ajudar no censo demográfico de 1920.

Wellington afirmou que os programas de "cidadania corporativa" da IBM "continuam transformando a vida das pessoas, no país e mundo afora". O senador citou como exemplo o projeto do professor Eduardo Simões, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), que visa disseminar a robótica e a inclusão digital entre jovens brasileiros. A IBM apoia o projeto de Simões de construção de robôs com sucatas, com o qual mostra aos jovens que é possível estudar em uma universidade pública e se tornar um cientista.

O presidente da IBM Brasil, Marcelo Porto, homenageou Valentim Bouças, o brasileiro responsável pela instalação da empresa, que tinha o nome de Computing Tabulating Recording Company quando chegou ao país. Sem ele, acrescentou, o centenário da IBM no Brasil não estaria sendo comemorado.

Segundo Porto, "o clichê de que o mundo mudou não poderia ser mais apropriado para descrever as transformações pelas quais a IBM passou ao longo dessa jornada". O executivo observou que, em 2015, "surgiu uma nova IBM, uma empresa que procura liderar tendências e mercados em uma nova era da computação — a era dos negócios e governos competitivos".

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen), Alessandro Pereira de Albuquerque, disse que, mesmo com a desativação do mainframe do Prodasen, fornecido pela IBM, as "modernas soluções" da empresa, em cópias de segurança, servidores, virtualização e computação pessoal, ainda apoiam as atividades do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)