Ana Amélia apoia compromisso firmado entre Brasil e Uruguai

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/03/2017, 18h08

A senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou em Plenário nesta quarta-feira (29) o compromisso firmado pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o chanceler do Uruguai, Rodolfo Novoa, para ações de integração logística em benefício dos dois países.

De acordo com a senadora, os ministros garantiram reconstituir a Ponte Mauá, que une as cidades de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no lado uruguaio, e a viabilizar o uso binacional do aeroporto de Rivera, que terá voos de companhias aéreas brasileiras e uruguaias, com tarifas locais. Estas ações, segundo ela, serão importantes para alavancar as exportações, promovendo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Proex

Além disto, Ana Amélia questionou a Secretaria do Tesouro Nacional sobre os recursos do Proex — programa que estimula as exportações com taxas de juros especiais —, cujo atraso tem levado empresas a buscar outros tipos de financiamento, inviabilizando o fluxo de caixa e gerando demissões.

— Eu sei que o Banco do Brasil está trabalhando para resolver o problema, porque ele é o agente operador do Proex, o agente financeiro, mas é preciso também que o governo tome uma decisão em relação a essas questões burocráticas — cobrou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)