ILB firma parceria com BID e Latinobarômetro para pesquisas sobre integração regional

Da Redação | 27/03/2017, 09h56

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) integrou-se a uma rede de instituições latino-americanas que vêm discutindo a percepção das populações da região sobre a integração regional, com base em dados estatísticos. Trata-se de uma aliança entre o Instituto para a Integração da América Latina e Caribe (Intal), vinculado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a organização de pesquisas de opinião pública Latinobarômetro.

A última reunião do grupo ocorreu em 17 de março, em Buenos Aires. O coordenador de Educação Superior do ILB, José Dantas Filho, participou como representante brasileiro.

Segundo Dantas, uma equipe multinacional analisa questões de interesse regional, a partir da premissa de que a opinião pública é essencial pois pode moldar comportamentos e alterar políticas públicas. Após debates com as Consultorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Dantas levou ao encontro temas que os brasileiros consideram importantes para inclusão na pesquisa a ser realizada este ano: educação, nova economia, avaliação da qualidade dos serviços públicos, impactos das mudanças da política internacional na América Latina e a Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Latinobarômetro é uma organização não-governamental que aplica anualmente cerca de 20 mil entrevistas em 18 países da América Latina, investigando o desenvolvimento da democracia, a economia e a sociedade em seu conjunto.

Em 2016, um resultado preocupou os estudiosos: a queda no apoio à democracia no continente. Os índices foram observados em vários países, independentemente do momento político que estavam atravessando. Os dados estão disponíveis e fazem parte de séries históricas. O tema, portanto, será repetido na pesquisa deste ano, a ser aplicada ainda no primeiro semestre. Com a parceria com o Intal, acrescentou-se o aspecto da integração regional, além de temas que outros países consideram importantes, como migração e segurança pública.

— Temos aí um material muito rico para avaliação de políticas públicas e planejamento de governo — avalia Dantas.

A pesquisa, segundo o coordenador do ILB, deve ser aplicada até junho e os resultados divulgados no segundo semestre. Ele se comprometeu a difundir o trabalho desses organismos nas escolas de governo no Brasil.

Sobre a iniciativa

A aliança Intal-Latinobarômetro surgiu com o desenvolvimento de um “Bem Público Regional”, que recolhe demandas de informação dos países e elabora estudos sobre integração e comércio pelo cruzamento de dados da pesquisa tradicional do Latinobarômetro e um conjunto de estatísticas oficiais. A iniciativa teve início em 2016 com nove países: Argentina, Brasil, Chile, Equador, México, Paraguai,  Peru, República Dominicana e Uruguai.

O Intal faz parte do Setor de Integração e Comércio do BID e busca gerar e difundir conhecimento sobre as vantagens dos processos de integração e o impacto das novas tecnologias nas estratégias comerciais. O Latinobarômetro é uma entidade sem fins lucrativos, que aplica anualmente suas pesquisas em 18 países da América Latina, representando um universo de 600 milhões de habitantes.

O ILB foi chamado para integrar o grupo não apenas por ser escola de governo, mas pelo fato de ter sido o Banco Interamericano de Desenvolvimento o primeiro financiador do Programa Interlegis, uma parceria que durou 17 anos.

Da assessoria do ILB

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)