Vanessa Grazziottin celebra aniversário do PCdoB

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2017, 16h53

A senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM) registrou em Plenário nesta quarta-feira (22) o aniversário de seu partido, que completou 95 anos. Vanessa Grazziotin destacou a história do PCdoB, em defesa de "anseios populares", e sua oposição à ditadura militar. E lembrou a atuação de ex-senadores do PCdoB, como  Luís Carlos Prestes (1898-1990), que participou da Assembleia Constituinte de 1946,  e Inácio Arruda.

— Não há nenhuma luta popular que não tenha a participação ativa e corajosa dos comunistas. Esse tem sido o nosso caminho. Foi assim na República Velha, onde lutamos pelo voto secreto extensivo às mulheres e aos analfabetos. Nos anos de 1930, fomos os primeiros a alertar o país sobre a tragédia mundial que viria com a subida ao poder dos nazistas e fascistas. E mesmo durante o Estado Novo, onde fomos duramente perseguidos, fomos às ruas pelo rompimento do Brasil com os países do Eixo nazifascista — declarou.

Ela lembrou que ainda era estudante da Universidade Federal do Amazonas quando se filiou ao Partido Comunista do Brasil. A parlamentar afirmou ainda que o PCdoB hoje se coloca na luta contra as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo de Michel Temer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)