Joâo Alberto lembra Dia Mundial da Água e alerta para escassez no futuro

Da Redação | 22/03/2017, 18h52

O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) registrou a comemoração, nesta terça-feira (22), do Dia Mundial da Água. O senador lembrou que a água doce é um recurso finito e frágil, além de estar sob pressão crescente por causa do aumento populacional, da poluição e das demandas de usos agrícolas e industriais.  Para o senador, a data não é, exatamente, uma celebração.

"A palavra de ordem para esse dia é conscientização. É um dia de alerta para as autoridades federais, estaduais e municipais, a respeito desse valioso recurso" – afirmou o senador, em discurso dado como lido no Plenário.

João Alberto lembrou que o Brasil é o país que conta com o maior volume de água doce, com 12% do total existente no planeta. Ele observou, no entanto, que a tendência é que até 2030 o volume das chuvas seja reduzido de 10% a 20%. Portanto, disse o senador, a educação da população e o uso racional da água são medidas urgentes.

João Alberto ainda cobrou uma melhor gestão de autoridades e dirigentes de companhias e um planejamento estratégico de mais qualidade para o setor. Ele pediu mais atenção da Agência Nacional de Águas (ANA) com a situação dos estados e cobrou as autoridades do Maranhão em relação ao planejamento e ao cuidado com obras de adutoras, essenciais para o abastecimento de água no estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)