José Medeiros critica concentração na indústria de carne

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/03/2017, 17h32

O senador José Medeiros (PSD-MT) saudou a operação da Polícia Federal nos frigoríficos, que, para ele, mostra que o país está sendo passado a limpo. Segundo ele, porém, o governo cometeu o erro de “pôr todos os ovos numa cesta só”, prejudicando toda a indústria de carne. Medeiros manifestou temor de que os países concorrentes explorem essa fraqueza do Brasil e previu que os grandes empresários do setor frigorífico não serão atingidos pela operação.

— Vai ser aquele coitado daquele pecuarista que tem suas vaquinhas lá, e que a esperança dele era poder vender essas vaquinhas para sobreviver. A carne, com certeza, vai lá embaixo, e o que ele fez não vai sobrar para pagar o capim que a vaca comeu.

O senador mato-grossense salientou a qualidade do produto animal brasileiro e a competência de milhares de servidores públicos envolvidos em sua fiscalização. Ele pediu união entre governistas e opositores para conter o prejuízo e discutir o modelo de “capitalismo de Estado” que concentrou o mercado de frigoríficos e deixou o país vulnerável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
11h30 Acordo internacional: vai à promulgação acordo entre o Brasil e a República do Peru que amplia os laços econômico-comerciais existentes entre os dois países. Texto foi assinado em Lima, em abril de 2016.
11h24 Acordo Brasil-Peru: senadores apreciam texto do acordo internacional de Ampliação Econômico-Comercial entre a República Federativa do Brasil e a República do Peru. Projeto ganhou urgência na tramitação na quarta-feira.
11h23 STF: Plenário faz segunda sessão de discussão em primeiro turno da PEC 35/2015, que modifica a forma de escolha dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
Ver todas ›