Lídice da Mata registra inauguração do Centro de Inovação do Cacau, em Ilhéus

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/03/2017, 17h37

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) da Bahia, comemorou a inauguração, em Ilhéus, do Centro de Inovação do Cacau, no Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia. O centro, segundo a senadora, vai fortalecer a cadeia produtiva do cacau por meio de análises para melhorar a produtividade, a rastreabilidade e a qualidade das amêndoas de cacau.

Lídice da Mata aproveitou para pedir a votação de seu projeto que estabelece o mínimo de 35% de amêndoa de cacau na composição do chocolate fabricado no Brasil.

A senadora explicou que esse índice é referência em todo o mundo e, portanto, poderá dar competitividade ao produto nacional no mercado internacional. Ela ainda defendeu a criação do selo “Chocolate do Sul da Bahia”.

- São essas agregações de valor e esse debate sobre a produção local que poderão fazer com que nós passemos de um momento da economia voltado para a monocultura exportadora do cacau para uma agregação de valor na cadeia produtiva, que é a produção do chocolate, o chocolate da Bahia, e mesmo o cacau de melhor qualidade, com maior produtividade, que seja feito não apenas do nosso estado, mas maior produtividade em todo o país - afirmou.

Em seu pronunciamento, Lídice da Mata, também registrou os 170 anos do nascimento do poeta Castro Alves, abolicionista que, em seus versos, defendia o fim da escravidão. Ele morreu, precocemente, aos 24 anos, lembrou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)