Gleisi Hoffmann rebate governo e diz que a Previdência não é deficitária

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/02/2017, 20h23

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) manifestou sua preocupação com a proposta de reforma da Previdência e contestou o argumento de que há déficit na seguridade social. Ela lembrou os principais momentos da história da Previdência no Brasil, ressaltando que a universalização da seguridade foi garantida pela Constituição de 1988 e é uma conquista do povo brasileiro.

Gleisi Hoffmann criticou os critérios do governo para afirmar que a Previdência tem um déficit de R$ 85 bilhões: para ela, falta incluir nas contas outras fontes de financiamento para concluir que o total de receita cobre o total de despesas. A senadora paranaense criticou o que chamou de maldade do governo ao propor um ajuste que atinge os que ganham menos.

- Nós temos, como Congresso Nacional, de uma vez por todas, mandar ao Executivo a interpretação correta de que nós temos um orçamento da seguridade e que esse orçamento é superavitário. O déficit da Previdência vem do cômputo errado de pegar só as contribuições patrão e empregado e de colocar, no meio da seguridade, a Previdência dos servidores públicos, que não poderia ser contabilizada - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)