Aprovada indicação para embaixador do Brasil no Afeganistão

Da Redação | 07/02/2017, 17h23

Por 50 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções, o Plenário aprovou nesta terça-feira (7) a indicação do diplomata Cláudio Raja Gabaglia Lins para o cargo de embaixador do Brasil no Afeganistão. A aprovação da indicação de Gabaglia Lins, que já exerce o cargo de embaixador do Brasil no Paquistão desde 2015, será comunicada à Presidência da República.

Dentre os cargos já ocupados por Gabaglia Lins, está o de Segundo-Secretário na  Delegação junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (UNESCO), em Paris;  o de Chefe da Divisão da Europa I; o de Chefe do Gabinete da Subsecretaria-Geral de Assuntos Políticos – II e Encarregado de Negócios em Missão Transitória  na Embaixada em Roseau,  capital da Dominica.

Gabablia Lins nasceu  no Rio de Janeiro (RJ) em 1960. Formou-se  em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, em 1983. Ingressou no Instituto Rio Branco, em 1985. No ano de 1991, concluiu Mestrado em Literatura pela  Universidade de Brasília, UnB. Em 1994, recebeu Diploma de Estudos Avançados em Literatura pela  Universidade de Paris-Sorbonne. Concluiu o Curso de Altos Estudos  do Instituto Rio Branco em 2007, apresentando a tese “ Experiências de Coordenação. O Sistema Italiano de Apoio às Exportações: Comparação com o Brasil”.

O Afeganistão é uma república Islâmica, com um chefe de Estado, o presidente, e um chefe do Executivo.  O país se localiza entre a Ásia Meridional e a Ásia Central. Faz fronteira com o Paquistão ao sul e a leste, com o Irã a oeste, com Turcomenistão, Uzbequistão e Tajiquistão ao norte e com a China a nordeste. A população do Afeganistão é de aproximadamente 32 milhões de pessoas. A capital do país é Cabul. A maioria da população, 99%, segue a religião muçulmana (80 a 85% sunita, 15 a 20% xiita). Há minorias cristãs, hindus e budistas. Os idiomas oficiais são o pashtu e o persa dari.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Ásia Itamaraty Relações Exteriores