Projeto cria Dia Nacional do Escotismo

Da Redação | 11/01/2017, 14h56

Aguarda designação de relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) Projeto de Lei da Câmara dos Deputados que institui o Dia Nacional do Escotismo, a ser celebrado, anualmente, em 23 de abril, data alusiva ao Dia Mundial do Escoteiro.

Na justificativa do PLC 69/2016, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) afirma que "o Movimento Escoteiro é propagador do altruísmo, da lealdade, da fraternidade, da responsabilidade, do respeito a si mesmo e da disciplina perseverante", merecendo, portanto, destaque na pauta nacional. De acordo com o deputado, o Movimento é baseado em um sistema de valores que visam a desenvolver o senso crítico, a criatividade, a participação, o contato com a natureza e a espiritualidade.

"É um movimento de educação não formal, não faz distinção de credo, gênero ou etnia e não se vinculam a partidos políticos, embora ofereça todas as oportunidades para o pleno desenvolvimento da cidadania ativa, através das diferentes formas de capacitação pessoal e da equipe", disse.

O deputado ainda acrescentou que o movimento tem desenvolvido projetos sistemáticos a respeito da educação ambiental com iniciativas de preservação de Parques Nacionais por meio da orientação de princípios de conduta aos visitantes, auxílio ao manejo de trilhas e reflorestamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)