Congresso celebrará centenário de Miguel Arraes em sessão solene

Da Redação | 09/12/2016, 16h57

Os cem anos do nascimento de Miguel Arraes serão comemorados em sessão solene do Congresso Nacional, às 12h de terça-feira (13). A iniciativa é da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em homenagem ao político pernambucano, que completaria cem anos no próximo dia 15.

Nascido no Ceará, Miguel Arraes fez carreira política em Pernambuco, onde foi governador. Um dos mais conhecidos políticos do Nordeste, Arraes é considerado referência do socialismo e um dos mais importantes líderes da esquerda brasileira, desempenhando papel de liderança no Partido Socialista Brasileiro, do qual foi presidente.

O parlamentar foi prefeito de Recife, deputado estadual, federal e eleito três vezes governador de Pernambuco.  Sua carreira política foi marcada pela luta contra a desigualdade social entre o povo pernambucano e iniciativas sociais. Arraes faleceu em 13 de agosto de 2005, vítima de infecção generalizada.

Seu neto, Eduardo Campos, foi governador de Pernambuco e morreu em um acidente aéreo em 2014, em meio à campanha para a Presidência do país.

Programação

Além da sessão solene, Câmara e Senado farão outras homenagens ao centenário de Arraes. Na terça-feira (13), às 9h30, o Instituto Miguel Arraes em parceria com a Fundação João Mangabeira, inaugurará a exposição fotográfica Miguel Arraes 100 Anos, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados.

Em Pernambuco, também haverá programação especial pela data.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)