Para Lídice da Mata, PEC da Previdência mostra que governo desconhece o país

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/12/2016, 18h00

A senadora Lídice da Mata(PSB-BA) criticou a proposta de emenda à Constituição que altera as regras da Previdência, enviada nesta semana pelo governo ao Congresso Nacional. Ela reconhece a importância de discutir o assunto, mas não nos moldes propostos pelo governo, que estabeleceu a idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres e impôs, como condição para a obtenção do benefício integral, 49 anos de contribuição.

Outro ponto da PEC que desagradou a senadora foi o relativo à aposentadoria rural. Hoje, além da idade mínima, basta que o trabalhador comprove 15 anos de atividade no campo, em regime de agricultura familiar ou individualmente, mesmo sem contribuição, para que tenha direito ao benefício.

Mas o governo quer agora que, além de respeitarem a idade mínima de 65 anos, eles também passem a contribuir por 25 anos, o que mostra o total desconhecimento da realidade do país, avaliou Lídice da Mata.

- Certamente esse presidente que está aí e sua equipe sequer sabem o que é a vida de um trabalhador rural neste país e como ele chega aos 65 anos de idade sem força para continuar trabalhando. Essa é a verdadeira face desse governo expressa nessa reforma da Previdência - disse a senadora.

Lídice da Mata também criticou a convocação de sessões extraordinárias - com a eliminação dos interstícios - para a discussão, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição que limita, por 20 anos, os gastos públicos. Ela afirmou que a PEC é antidemocrática, pois, ao fixar por 20 anos a política fiscal, o governo vai tirar dos brasileiros o direito de optar, em eleições futuras, pelo candidato que possa indicar outro caminho para tirar o país da crise.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)