Estudantes selecionados para o Projeto Jovem Senador 'tomam posse'

Da Redação | 29/11/2016, 17h51

Em sua 6ª edição, o Projeto Jovem Senador movimentou o Plenário do Senado no final da manhã desta terça-feira (29). Em solenidade aberta pelo presidente  da Casa, Renan Calheiros, os 27 estudantes selecionados para participar do projeto este ano receberam a premiação pelo concurso de redação por meio do qual foram escolhidos. O evento teve a participação do presidente do conselho do projeto, senador Eduardo Amorim (PSC-SE). e por vários senadores, assim como os diretores e professores que, em seus estados, apoiaram as atividades do projeto.

Por uma semana, até 3 dezembro, os estudantes vão aprender como funciona o Senado e praticar atividades típicas de seus membros, inclusive defender ideias que poderão ser convertidas em sugestões de projetos de lei. Desde a primeira edição do projeto, em 2011, os 162 jovens senadores já apresentaram 42 sugestões legislativas e 38 estão em tramitação. A maior parte trata de temas nas áreas da educação e do meio ambiente.

Recorde

Renan afirmou que o Projeto Jovem Senador é uma iniciativa exitosa, a cada ano com adesão de mais instituições de ensino e, por consequência, maior número de participantes. Destacou que nesta edição, em que o concurso de redação adotou o tema “Esporte: Educação e Inclusão”, foram apresentadas ao projeto 113.880 textos, uma marca recorde.

O presidente do Senado elogiou os autores das três melhores redações: primeiro lugar, Dilson Gabriel Pieve, do município de Três Pontas (MG); segundo, Isabelle da Silva dos Santos, de Brasília (DF); e terceiro, Acsa Mendes de Albuquerque, de Macaparena (PE). Louvou ainda os professores e orientadores, destacando a contribuição para o sucesso de cada um dos alunos selecionados nessa edição.

- As redações apresentadas nos dão um panorama alvissareiro de que podemos contar com a juventude para nos sugerir caminhos e direções com as suas propostas de lei e projetos – disse.

Depois que o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) fez a entrega do certificado do projeto ao estudante mineiro Dilson Pieve, o primeiro colocado, dois atletas que atuaram nas Olimpíadas Rio 2016 foram convidados para laurear os outros dois jovens. A segunda colocada, Isabelle da Silva dos Santos, recebeu a premiação pelas mãos da nadadora de maratona aquática e medalhista olímpica Poliana Okimoto; e Acsa Mendes de Albuquerque, a terceira, por meio do ciclista de pista Gideoni Monteiro Rodrigues. Os demais estudantes receberiam seus certificados em momento seguinte.

Eleição

Coube também ao Dilson Pieve, o primeiro colocado, fazer a leitura do termo de posse como senador – “Prometo guardar a Constituição federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de jovem senador”. Depois, cada um dos jovens senadores, ao serem nominados, também manifestaram seu compromisso, em voz alta, dizendo “Prometo”.

O passo seguinte foi a realização da eleição para a Mesa do Senado Jovem, por meio cédula e voto secreto. O presidente, o jovem paraibano Pedro Manoel, foi eleito com 9 votos. O vice-presidente, Felipe Eduardo, de Santa Catarina, obteve 5 votos. O 1º Secretário será Luiz Jefferson, do Paraná, eleito com 4 votos. Para 2ª Secretaria, o escolhido foi Ruan Magalhães Rodrigues (Pará), que havia empatado com Jennyfer Emanuelly de Souza Ferreira (Piauí), mas ficou com o cargo por ser mais velho, o mesmo critério de desempate usado em eleições no Senado.

Pedro Manoel agradeceu a confiança dos colegas e conclamou todos ao trabalho, afirmando que ele e seus colegas já eram uma família desde que receberam a comunicação de suas escolhas para participar do projeto Jovem Senador.

- A partir de hoje, vamos estar muito mais unidos, para trabalhar e encaminhar aquilo que é demanda da juventude, da educação, aquilo que trouxemos porque acreditamos que é possível, sim, construir um país mais justo para todos e  mais generoso com os seus filhos - disse.

O jovem, que revelou já ser participante do grêmio estudantil de sua escola, disse ainda que trazia para esse momento não apenas sua figura individual, mas a participação de toda a juventude estudantil.

- Uma juventude que resiste, que ocupa, que sabe o que é política, que sabe o que é democracia; que participa, que acredita, que sonha, que tem utopias e construções coletivas. Por isso, hoje, nós estamos aqui - disse.

Um dos convidados da sessão foi José Patrocínio Dantas Neto, jovem senador da edição de 2015, pelo estado do Rio Grande do Norte, eleito vereador pelo município de Parelhas (RN) em outubro. Ele havia sido citado por Renan, logo no início da sessão, como exemplo de um dos efeitos desejáveis do Projeto Jovem Senador, que seria despertar o interesse dos participantes para a vida pública. O vereador disse que o projeto proporciona profundo conhecimento sobre a estrutura do Poder Legislativo brasileiro, além de estimular a atuação política.

- Mais do que jovens senadores, somos a voz do povo, daqueles que clamam por mais justiça, por dignidade e pelo exercício pleno da democracia – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)