Lúcia Vânia acredita que teto de gastos é melhor que aumento de tributos

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/11/2016, 20h28

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) destacou o que considera vantagens da proposta de emenda à Constituição que limita os gastos públicos (PEC 55/2016), como a recuperação da economia no curto prazo. Ela acredita que a medida também contribuirá para racionalizar a gestão pública nos próximos anos.

Segundo a parlamentar, o fim do período favorável no comércio internacional, há cinco anos, levou o governo a expandir o gasto público de forma irresponsável, o que gerou desequilíbrio fiscal e desconfiança na capacidade do país de honrar seus compromissos.

— A dívida pública assumiu uma trajetória explosiva. Os efeitos mais visíveis deste processo foram a inflação persistentemente elevada, desemprego - hoje, 12 milhões de desempregados - e contração no consumo das famílias, provocando a maior recessão no país desde que o PIB começou a ser mensurado — afirmou.

Lúcia Vânia sublinhou que a PEC vai promover, pela primeira vez, um ajuste fiscal do lado da despesa, o que, segundo ela, poderá criar condições para a retomada do crescimento em bases sólidas. A senadora considera que a proposta é melhor que o aumento de tributos, que sufocaria o setor produtivo, e preserva os programas sociais quando obriga as peças orçamentárias a definir prioridades nos gastos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)