Gleisi: aprovar o teto de gastos colocaria Brasil na contramão do mundo

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/11/2016, 17h39

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) fez um apelo aos demais parlamentares para que analisem os exemplos de outros países antes de votarem a PEC que limita os gastos públicos por 20 anos. Segundo Gleisi, tanto a Europa quanto os Estados Unidos, já estão revendo as políticas de austeridade adotadas para enfrentar a crise.

Nos Estados Unidos, relatou a senadora, a promessa de Donald Trump, eleito presidente, é de grandes investimentos em infraestrutura, e o simples anúncio, disse, já causou efeitos positivos no mercado. Já a União Europeia deve anunciar um programa de investimentos que significa uma guinada com relação ao padrão de austeridade adotado nos últimos anos. Os investimentos devem ser de 50 bilhões de euros, o equivalente a mais de 180 bilhões de reais.

— Mirem-se nos homens de Atenas. Eles já nos alertavam, lá, que a austeridade europeia não ia prejudicar apenas a Grécia, ia levar junto o Continente Europeu.  Eles iam continuar com as taxas crescentes de desemprego porque não tinha investimento. Uma economia não se recupera sem dinheiro em circulação — alertou.

Para Gleisi, se a austeridade funcionasse para acabar com a crise, a União Europeia não estaria revendo essa política agora. A senadora disse considerar que a aprovação da PEC 55/2016, neste momento, significaria colocar o Brasil na contramão do mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)