Congresso do Futuro debaterá perspectivas e desafios para os próximos anos

Da Redação | 17/11/2016, 17h28

Como será o cenário mundial nos próximos 20 anos? Qual será o papel do Brasil? O que esperar da tecnologia, da ciência, da economia e da política? Tudo isso será discutido no Congresso do Futuro, que o Senado promoverá nos dias 8 e 9 de dezembro.

O evento, que terá com tema “Democracia, comunicação e progresso no mundo digital e sustentável” será aberto ao público. Está prevista a participação de professores e cientistas de universidades nacionais e internacionais, executivos de grandes empresas brasileiras e estrangeiras, além de jornalistas e comunicadores para debater as questões que nortearão o desenvolvimento da sociedade na próxima década.

A programação inclui debates sobre a sustentabilidade e seus desafios no futuro; a Agenda 2030; a segurança alimentar; as políticas públicas para a saúde; educação, ciência e tecnologia do futuro; o futuro da comunicação; e a democracia representativa no mundo digital. Paralelamente, ocorrerá uma mostra interativa de inovações, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A iniciativa é do presidente da Comissão Senado do Futuro, senador Wellington Fagundes (PR-MT).

— O Congresso do Futuro é, seguramente, a maior demonstração de que o Senado Federal e os senadores brasileiros estão preocupados em construir um país melhor, projetando o interesse das futuras gerações, e comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população — afirmou o senador.

Para o presidente do Senado, Renan Calheiros, convidado para a abertura do evento, “a iniciativa é muito relevante ao abordar questões fundamentais para qualificar a participação do Senado Federal no futuro, bem como na defesa da vida em sociedade”.

O Congresso do Futuro será realizado no auditório do Interlegis, no Senado, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Associação Nacional de Jornais (ANJ), do Instituto Palavra Aberta, do Centro de Estudos Avançados de Governança e Administração Pública  (Ceag) da Universidade de Brasília (UnB), além da CNI.

Mais informações sobre a programação, os convidados e as inscrições para o evento, podem ser encontradas na internet, no endereço: www.senado.leg.br/congressodofuturo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)