Ana Amélia defende tratamento para AVC e psoríase

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/10/2016, 16h53

Nesta quinta-feira (27), a senadora Ana Amélia (PP-RS) registrou em Plenário que no sábado, dia 29, é o Dia Mundial de Combate ao AVC e o Dia da Prevenção da Psoríase, doença inflamatória crônica, autoimune, relativamente comum entre a população.

A psoríase não tem cura, mas tem tratamento. E também não é contagiosa. Em alguns casos, prosseguiu a senadora, a psoríase causa impacto estético, pois pode se espalhar pelo corpo e pelo rosto, causando manchas vermelhas na pele, com escamas secas, queimação e dor. Às vezes com sangramento e coceira.

Já o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal que deixa sequelas. São 100 mil óbitos no país por ano e a Organização Mundial de Saúde recomenda, como prevenção, o controle de fatores de riscos, que são hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, tabagismo, arritmia cardíaca e histórico familiar de doenças cardiovasculares.

— AVC tem tratamento e é uma emergência médica. Quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chances de se reduzir sequelas. Pacientes que são atendidos na primeira hora do início dos sintomas reduzem em 80% as chances de uma sequela permanente, além também de se reduzir a mortalidade — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)