Rose de Freitas defende gestão eficiente da saúde pública

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/10/2016, 17h51

Em pronunciamento nesta quarta-feira (26), a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) defendeu o fim da nomeação política para cargos em hospitais públicos, alertando que a saúde precisa de pessoas capacitadas para fazer uma gestão eficiente na saúde. Ela reclamou que a falta de uma boa gestão tem agravado as falhas no atendimento à sociedade.

De acordo com a senadora, fiscalização feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 116 hospitais públicos, em 2014, revelou que 89 deles careciam de algum tipo de equipamento e haviam sido obrigados a bloquear leitos por falta de condições mínimas de uso. Além disso, mais de 60% desses hospitais tinham superlotação dos leitos de emergência.

Rose de Freitas ainda alertou ser necessário garantir mamógrafos nos hospitais públicos para que as brasileiras não precisem esperar mais de um ano para realizar o exame que é essencial à prevenção do câncer de mama. Apenas em Brasília, 6 mil mulheres estão na fila para fazer a mamografia, reclamou a senadora.

— Isso não tem explicação. Em que momento não se pode deixar de fazer propaganda na televisão e pegar o recursos e direcioná-lo para a saúde e comprar um mamógrafo? Tem governos que gastam 15 milhões, 10 milhões, milhões, 30 milhões [de reais] em propaganda. E um mamógrafo é fundamental e estratégico para cuidar da saúde de nossas mulheres.

Ao defender o uso racional e eficiente do dinheiro destinado à saúde, Rose de Freitas disse confiar que a política para o setor vai melhorar na gestão de Michel Temer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)