Rose de Freitas pede empenho do Congresso na aprovação da reforma política

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/10/2016, 18h01

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) pediu o empenho do Legislativo para a aprovação de uma reforma eleitoral que represente uma autêntica evolução no sistema político. Ela saudou a proposta de emenda à Constituição que reduz o número de partidos no Congresso e limita o acesso ao Fundo Partidário e à propaganda gratuita. Na avaliação de Rose de Freitas, o povo se confunde num “emaranhado” de siglas que se apresentam nas eleições sem oferecer programas políticos viáveis.

- A fragmentação partidária reduz a governabilidade, dificulta os acordos políticos e se torna um obstáculo à democracia. No outro extremo, a votação exclusivamente no candidato esvazia a ideologia dos partidos e a representação dos diversos setores da sociedade - afirmou a senadora.

Rose de Freitas ressalvou que a emenda não esgota a demanda por ajustes no sistema eleitoral. Ela sublinhou o aumento das demandas do eleitor, que está cada vez mais atento à atividade dos políticos, e argumentou que os parlamentares devem deixar de lado a defesa de conveniências pontuais e votar pelo bem do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)