Reportagem da Rádio Senado trata de epidemia de obesidade entre os indígenas

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/10/2016, 10h45

Para comemorar o Dia Mundial de Combate à Obesidade, celebrado neste 11 de outubro, a Rádio Senado apresenta a reportagem Índio quer açúcar, a epidemia de obesidade nas aldeias brasileiras. O trabalho revela como as recentes e drásticas mudanças nos hábitos alimentares e o sedentarismo nas aldeias são responsáveis pelo aumento de peso entre os Xavantes das reservas de Sangradouro e São Marcos, em Mato Grosso. Quase sete em cada dez pessoas sofrem com a chamada síndrome metabólica, com quadros de obesidade, diabetes ou doenças coronarianas.

No passado conhecidos como guerreiros e capazes de carregar grandes toras de buriti nas costas, os Xavantes hoje chamam a atenção pelo tamanho das barrigas. Longe da caça e de lavouras tradicionais, nos supermercados de Primavera do Leste ou de Barra do Garças, eles empurram os carrinhos de compras abarrotados com refrigerante, doces, açúcar, farinha, arroz e macarrão.

Nos 30 minutos, a reportagem — que tem produção e redação de Fernanda Nardelli, George Cardim e Pedro Henrique Costa — mostra como o refrigerante, chamado de “odzeire”, ou “água doce” na língua xavante, é considerado um vício, bebido quase todos os dias. Muitas vezes o consumo começa cedo, a partir dos dois anos de idade.  O programa aponta como o cenário se repete em outras aldeias do Brasil e  discute o que pode ser feito para reverter essa tendência, com a retomada e a valorização da cultura indígena.

COMO OUVIR

Dia e horário: sexta (14/10), às 18h; com reprise sábado (15/10), às 10h, e domingo (16/10), às 17h, horário de Brasília.
Para sintonizar: A Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: A reportagem fica disponível na página da Rádio Senado (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Cultura Indígenas Rádio Senado Saúde