Hélio José pede investimentos no transporte público para melhorar mobilidade

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/10/2016, 20h21

O senador Hélio José (PMDB-DF) alertou que é preciso investir mais no transporte público para melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras. Ele disse que em Brasília, por exemplo, apenas um terço dos moradores usa o transporte coletivo e que a maioria prefere usar carro ou moto por causa da péssima qualidade do transporte público.

Segundo Hélio José, o governador do Distrito Federal anunciou em maio um programa voltado para a modernização da infraestrutura de transporte público da capital do país até 2026. Ele prevê, no entanto, que o plano terá efeitos paliativos, porque visa desafogar o trânsito sem dar a devida atenção à poluição do ar.

O problema, de acordo com o senador, é que o programa privilegia o uso de ônibus a diesel, que emitem gases poluentes, e dá pouco espaço ao metrô e ao veículo leve sobre trilhos, que são mais limpos e permitem o deslocamento de mais pessoas.

- Segundo a OMS, três milhões de pessoas  morrem todos os anos em decorrência da poluição atmosférica. Já passou o momento, portanto, de diminuir o uso do transporte individual e dos combustíveis fósseis. Apesar disso continuamos a privilegiar os carros e as motos, a gasolina e o óleo diesel. Nas últimas eleições municipais, por exemplo, um dos grandes tópicos em debate foi a regulamentação do Uber, quando deveria ter sido a busca por alternativas não poluentes para o transporte de massa - afirmou o senador.

Hélio José também manifestou preocupação com os trabalhadores terceirizados que não recebem os direitos trabalhistas. Ele propôs que o Senado encontre uma maneira de incluir no projeto de lei da terceirização uma forma de garantir o devido cumprimento dos contratos e evitar que as empresas deem calotes nos trabalhadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)