Plenário aprova indicações para embaixadas em Omã e Myanmar

Da Redação | 04/10/2016, 18h02

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (4), a indicação dos diplomatas José Marcos Nogueira Viana e Antonio José Maria de Souza e Silva, designados para representar o Brasil, respectivamente, em Omã, no Oriente Médio, e na União de Myanmar, no sudeste asiático.

José Marcos Nogueira Viana é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e entrou para a carreira diplomática em 1986. No exterior, serviu nas embaixadas de Paramaribo (Suriname), Viena (Áustria), Trípoli (Líbia), Genebra (Suíça) e La Paz (Bolívia). Desde 2011 é o embaixador brasileiro em Roseau, capital da Dominica.

Durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores, o diplomata explicou que o Brasil tem um comércio com Sultanato de Omã muito avantajado, de cerca de US$ 1 bilhão em transações comerciais. Enquanto embaixador, José Marcos disse que irá concentrar seus esforços diplomáticos na exportação de alimentos. José explicou que Sultanato de Omã é um país desértico que não tem condições de produzir e, por isso, importa tudo o que consome.

Além da exportação de alimentos, José Marcos Nogueira disse que tentará ampliar a exportação de produtos manufaturados e ajudará a Embraer a ganhar espaço no país. Segundo ele, o Sultanato de Omã é um grande importador de equipamentos de defesa e armamentos, o que abre oportunidades para a Embraer exportar na área militar.

O Sultanato de Omã conta com 4,22 milhões de habitantes. A capital é Mascate e seu idioma oficial é o árabe, sendo o islamismo a principal religião do país. O sistema de governo é a monarquia.

Antonio José Maria de Souza e Silva iniciou sua vida na diplomacia em 1976. Serviu em vários países e foi embaixador em Dili (Timor Leste) e em Maputo (Moçambique).

De acordo com Antonio, na década de 60, foi instalado um regime de orientação comunista em Myanmar e o país ficou fechado para o resto do mundo. O processo de abertura política interna iniciou-se nos últimos cinco ou seis anos quando foi instituída uma nova Constituição. Com essa abertura, o país inaugurou serviço de internet e sistema de celular próprio (até então utilizavam rede de celular da China).

Antonio explicou que o país tem um vale extremamente fértil, com enorme potencial agrícola, e é rico em minérios. O país também tem muito gás, tendo sido o maior fornecedor de petróleo para a Inglaterra antes da Segunda Guerra Mundial.

— Tem ainda florestas e madeiras, uma costa grande com uma indústria pesqueira relativamente importante —acrescentou.

De acordo com relatório do Itamaraty, o processo de democratização e reconciliação nacional são fatores adicionais de interesse econômico por Myanmar. Entre os setores mais promissores à exportação brasileira, destacam-se o de alimentos, que tem crescido a taxas de dois dígitos por ano, especialmente no segmento de alta qualidade, e o setor de aviação civil e militar. Antonio José explicou que representantes da Embraer têm realizado visitas ao país em busca de oportunidades de exportação nessas áreas (aviação civil e militar).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)