Foto da Agência Senado ilustra debate sobre água nos últimos anos

Da Redação | 30/09/2016, 15h44

Quando em julho de 2014 o fotógrafo da Agência Senado Pedro França recebeu uma pauta sobre desperdício de água, não imaginava que seu trabalho apareceria no site da Organização das Nações Unidas (ONU) mais de dois anos depois. A imagem de uma antiga torneira gotejando ilustra matéria publicada esta semana sobre carta em que a Rede Brasil do Pacto Global – iniciativa da ONU – pede o compromisso de candidatos a prefeito com a redução das perdas de água.

Não é a primeira vez que essa foto ajuda a chamar a atenção para a questão da água. Ela já estampou matérias sobre o assunto em diversos sites, como Terra, Carta Capital, Congresso em Foco e páginas especializadas em meio ambiente e sustentabilidade.

Pedro, que atua na Agência Senado há quatro anos, conta que a ideia da torneira gotejando foi a primeira que veio à sua cabeça quando recebeu a pauta. Já a execução não foi tão simples. Ele lembra que procurou torneiras em diversas áreas do próprio Senado e, na maioria das vezes, encontrava algum problema, como a aparência da torneira ou a incidência direta de luz do sol.

Mesmo ao encontrar a “torneira ideal”, teve de improvisar. 

— Era uma torneira muito baixa, dessas que usam com mangueira. Tive de deitar no chão para conseguir ficar no mesmo nível e fazer a foto do jeito que pensei - explica Pedro, que, entre as centenas de fotos que faz diariamente, não lembra de outra que tenha se multiplicado dessa forma.

Banco de imagens

A "foto da torneira", como ficou conhecida internamente, é uma das 107.149 disponíveis no banco de imagens mantido no Flickr pelo serviço de fotografia da Agência Senado. Em média, o perfil registra 15 mil visualizações por dia, mas o número é muito maior em momentos marcantes, como o processo de impeachment de Dilma Rousseff, quando em uma semana houve 1,5 milhão de visualizações.

Pedidos de pesquisa também podem ser feitos ao acervo fotográfico da Secretaria de Comunicação do Senado Federal (Secom), que reúne as fotos da cobertura das atividades da Casa e soma cerca de 1 milhão de imagens.

Tanto os registros de atividades legislativas quanto as fotografias de temas mais gerais produzidas pela Agência Senado são de utilização livre e gratuita, desde que cumprida a exigência legal de informar o autor e a origem.

Leonardo Sá, chefe do serviço de fotografia, explica que os profissionais do setor têm o importante papel de oferecer conteúdo que ajude outros veículos na divulgação das decisões, debates e grandes temas tratados no Senado.

— Trabalhamos com excelentes profissionais do fotojornalismo político, que cobrem o dia a dia do Senado, mas fazemos questão de estender nossa atuação aos temas relevantes que estão sendo debatidos no Congresso Nacional - diz Leonardo Sá.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: