Alvaro Dias pede agilidade na reintegração de posse de terras invadidas

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/09/2016, 15h39

O senador Alvaro Dias (PV-PR) criticou os governos estaduais que não cumprem ordem de reintegração de posse de terras invadidas por sem-terras, pois, segundo ele, isso estimula novas invasões e conflitos fundiários.

Alvaro contou que em Quedas do Iguaçu, no Paraná, a Justiça ordenou, em maio deste ano, a reintegração de uma fazenda da empresa de reflorestamento Araopel, mas até agora nada foi feito. Conforme relatou, isso está prejudicando não só a empresa, que estaria sem poder fazer retirada de madeira, como também o município e a população local, já que a Araopel paga impostos e gera cerca de mil empregos diretos e a mesma quantidade de empregos indiretos.

O senador afirmou que o conflito na região é grave e exige uma atuação do governo para proporcionar tranquilidade à população e aos trabalhadores que, em sua opinião, são as principais vítimas destes conflitos fundiários.

— É exatamente com vistas a oferecer a eles a possibilidade de uma vida digna que o estado tem que intervir rapidamente. O pior dos mundos é a indefinição. é o impasse. E esse impasse perdura já há muito tempo, sem a presença efetiva do poder público, quer federal, quer estadual. Não há providências. Essa é uma questão que exige urgência, agilidade — atestou.

Em aparte, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentou os conflitos agrários em Quedas do Iguaçu, observando que já houve até mortes na região. Ela explicou, no entanto, que existe um litígio judicial sobre as terras reivindicadas pela  Araopel e que a Justiça já decidiu, em primeira instância, que a área é pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)