Telmário propõe audiência pública para discutir reestruturação do ensino médio

Da Redação | 22/09/2016, 14h40

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deverá discutir a proposta do governo federal para reformar o ensino médio. A ideia é do senador Telmário Mota (PDT-RR), que apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública com especialistas da área. O senador disse ter sido surpreendido com a informação de que a reestruturação se dará por medida provisória. O pedido ainda será votado pela comissão.

“Causou-nos estranheza o fato de assunto tão relevante para o país ser tratado por medida provisória e não por projeto de lei, que daria oportunidade para uma discussão mais ampla, ouvindo, por óbvio, todos os setores envolvidos na educação, o que elevaria a qualidade da proposta, bem como a sua melhor executoriedade”, diz o senador ao justificar seu requerimento.

Na avaliação de Telmário Mota, “assunto tão complexo não pode ser tratado sem o aprofundamento necessário, ou seja, de maneira superficial, que pode levá-lo ainda mais a desqualificação”.

Na audiência pública, Telmário afirmou que será possível questionar se a reestruturação foi discutida e aprovada pela sociedade educacional, de onde partiu a iniciativa, quais as intenções da medida, quais os setores envolvidos e quais as vantagens e desvantagens da mudança para a educação brasileira.

O senador sugere que sejam convidados para o debate a presidente do Movimento Todos Pela  Educação, Priscila Cruza, e representantes do Ministério da Educação, da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)