Alvaro Dias critica tentativa de anistia a quem fez "caixa dois"

Da Redação | 20/09/2016, 14h41

O senador Alvaro Dias (PV-PR) afirmou, nesta terça-feira (20), em Plenário, que repudia a tentativa da Câmara dos Deputados de aprovar, na segunda-feira (19) à noite, um projeto anistiando os que cometeram o crime de caixa dois eleitoral (uso de dinheiro em campanhas, sem declaração à Justiça). Segundo o senador, a tentativa é uma “afronta ao bom senso”.

Ele lembrou o pronunciamento da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, em outubro de 2012, em que ela critica a tranquilidade de alguém declarar que fez caixa dois, sendo que é um crime. Alvaro Dias afirmou que essa proposta não é o caminho para a solução dos problemas nacionais.

— É oportuno discutir financiamento de campanha eleitoral. Certamente esse não é o momento de voltar atrás para passar a borracha sobre atos praticados de forma ilícita. Não me parece ser o caminho para a solução dos problemas nacionais. Não me parece ser o caminho para que encontremos um modelo de financiamento de campanha eleitoral compatível com as exigências da sociedade brasileira — disse.

O senador ainda afirmou que o país está num momento de transição, em que se almeja uma nova política futura. Para Alvaro Dias, é oportuno discutir medidas contra a corrupção, como o projeto de lei de sua autoria (PLS 368/2014), que leva em consideração se o produto do crime foi integralmente recuperado, para decidir se o condenado por peculato (desvio de dinheiro público para proveito próprio), corrupção passiva ou ativa poderá apelar em liberdade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)