Presidente do Senado defende reforma da Previdência que não revogue direitos

Da Redação | 19/09/2016, 17h19

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta segunda-feira (19) que reformar a Previdência é uma necessidade para garantir as aposentadorias no futuro. Ele lembrou que o déficit, que já é grande, tem crescido em função da crise econômica, da recessão e do desemprego, que têm provocado a  queda da receita. Apesar da constatação, Renan defende uma reforma que possa ser assimilada e compreendida pela população.

- A reforma da Previdência vai produzir resultados em médio e longo prazo. Nós precisamos ter uma proposta criativa, que não revogue direitos, que tenha uma transição e que ao mesmo tempo acene ao futuro do Brasil - disse.

Renan Calheiros também alertou para a importância de o governo federal propor reformas estruturantes com prioridades claras. Além disso, ponderou que as propostas não devem chegar ao Congresso Nacional ao mesmo tempo para evitar que não sejam votadas, “o que será muito ruim para o Brasil”.

Gastos públicos

Ainda sobre reformas, Renan Calheiros afirmou que a proposta de emenda à Constituição que limita o teto dos gastos das contas públicas é um aceno que o país dá em relação à estabilidade fiscal, além de devolver  confiança aos agentes econômicos. A PEC 241/2016 está em análise na Câmara dos Deputados e a expectativa do presidente daquela Casa, Rodrigo Maia, é que a matéria seja  aprovada até a primeira semana de novembro. Se confirmado, Renan acredita que a análise no Senado será rápida.

- Aprovada na Câmara, nós vamos fazer todos os esforços para que ela seja rapidamente apreciada aqui no Senado - disse Renan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)