Produção de maçã é tema de debate promovido pela Comissão de Agricultura

Da Redação | 06/09/2016, 14h56

A produção de maçã no Brasil é superior a 1 milhão de toneladas ao ano, gera R$ 6 bilhões anuais, além de 195 mil empregos diretos e indiretos. Os dados são da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). A cadeia produtiva da fruta é tema de mais um seminário do Ciclo de Palestras e Debates promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. O encontro será nesta sexta (9), a partir de 14h, na cidade de São Joaquim (SC).

A audiência pública foi pedida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que justificou ser Santa Catarina o estado com maior produção de maçã no Brasil, seguido pelo Rio Grande do Sul.

Informações da Comissão de Agricultura, Pecuária Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados mostram que, em outubro de 2015, havia 4.321 plantadores de maçã no país. Desse total, 2.763 em Santa Catarina. O Brasil é o 12º maior produtor da fruta no mundo, mas está longe do primeiro lugar. A China produziu em 2013 mais de 39 milhões de toneladas.

Para o debate foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, professores universitários e representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)