Jorge Viana destaca excelência do trabalho do Senado no processo de impeachment

Da Redação | 01/09/2016, 15h59

O senador Jorge Viana (PT-AC) reuniu nesta quinta-feira (1º) chefes das secretarias, diretorias e coordenadorias do Senado para agradecer pela dedicação de servidores e servidoras e pela excelência do trabalho realizado durante a tramitação do processo de impeachment na Casa.

Primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana responde interinamente pela presidência da Casa e do Congresso Nacional, durante período de viagem de Renan Calheiros (PMDB-AL) à China, para acompanhar o presidente Michel Temer.

O processo de impeachment tramitou por quatro meses e meio no Senado, com duas fases de trabalhos na Comissão Especial e três votações em Plenário. A sessão final de julgamento durou seis dias, sendo interrompida por breves períodos para refeições e descansos noturnos, avançando com frequência pela madrugada, como destacou Jorge Viana.

– O Senado fez a mais longa sessão de sua história, tratou do tema mais delicado previsto na Constituição federal, que é o afastamento de quem está na Presidência da República, e conseguiu fazer isso com muita competência. E isso devemos a todos os servidores e servidoras, àqueles responsáveis pela limpeza, aos que nos servem e, especialmente, aos que coordenam as equipes – elogiou.

Segurança

Jorge Viana destacou o trabalho de segurança realizado pela Diretoria da Polícia do Senado. Na reunião, o diretor do órgão, Pedro Ricardo Carvalho, explicou a grande complexidade do serviço de policiamento.

Como contou, foi necessário garantir a segurança de senadores, das áreas do Senado, das testemunhas, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandosvski, que presidiu a sessão de julgamento, e de outras autoridades, como Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Integração

Na reunião, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destacou a integração e a parceria entre os diversos setores da Casa como essenciais para o êxito do trabalho realizado.

– O trabalho de apoio às sessões do impeachment logrou bons resultados porque foi um trabalho de equipe integrado, no qual todos os setores atuaram de forma coordenada. É um orgulho poder contar com colegas tão competentes e comprometidos – frisou a diretora-geral.

O trabalho de taquigrafia foi outro destaque. Como relatou Quésia Cunha, diretora da Secretaria de Registro e Redação Parlamentar/Taquigrafia, os profissionais disponibilizaram notas taquigráficas de todas as reuniões da Comissão Especial do Impeachment e da longa sessão de julgamento, em tempo real.

Também mereceu elogios a integração promovida pela Comunicação do Senado e o Portal Multimídia. Edna Carvalho, diretora adjunta da Secretaria de Comunicação Social, explicou que o portal disponibilizou, em tempo real, áudio, vídeo e notas taquigráficas por trecho da sessão.

– A cobertura foi completa, impecável. Nossa equipe se dedicou de corpo e alma para garantir toda a transparência ao processo de impeachment – destacou a diretora adjunta.

Imprensa estrangeira

Jorge Viana destacou ainda o atendimento “ao maior número de jornalistas já recebidos pelo Senado”. Estavam habilitados a cobrir a sessão do julgamento 1.450 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e técnicos.

Receberam credenciamento para a cobertura do processo de impeachment 70 profissionais estrangeiros, de 13 diferentes nacionalidades, representando 30 empresas jornalísticas estrangeiras, sendo 12 emissoras de televisão, seis agências de notícias, sete jornais, quatro emissoras de rádio e uma revista.

O senador Jorge Viana também enalteceu o trabalho dos setores responsáveis pelos serviços de apoio e de secretariado, serviços de infraestrutura e o serviço de apoio às sessões do Plenário, coordenados pelo secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello, elogiado por todos durante o encontro.

Também participaram da reunião com o presidente interino do Senado Adriana Zaban, coordenadora de Comissões Especiais, Temporárias e Parlamentares de Inquérito; Celso Dias dos Santos, diretor da Secretaria de Autógrafos e Correspondências Oficiais; Ana Tereza Meirelles, do Cerimonial da Presidência; Joelmo Borges, diretor da Secretaria de Infraestrutura; e Ely Maranhão, subchefe de Gabinete da Presidência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)