Pimentel: Dilma é vítima das elites pelo compromisso com os mais pobres

Da Redação | 30/08/2016, 21h05

Contrário ao impeachment de Dilma Rousseff, o senador José Pimentel (PT-CE) comparou a presidente afastada a figuras históricas como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e até Jesus Cristo para afirmar que “na história da humanidade todos aqueles que tiveram compromisso com os mais pobres foram perseguidos”.

Em pronunciamento nesta terça-feira (30), Pimentel ainda citou os ex-presidentes Getúlio Vargas, João Goulart e Juscelino Kubitschek para falar do que considera a ação de grupos parlamentares, das elites e da imprensa para interromper os “curtos períodos democráticos”.

O senador fez um paralelo entre o período que antecedeu a ditadura militar iniciada em 1964 e a mobilização por trás do afastamento de Dilma Rousseff. Segundo ele, desta vez o país está presenciando mais um “golpe contra a democracia”.

– São esses mesmos, com esses ideais, que após quatro eleições democráticas em que o Partido dos Trabalhadores ganhou nas ruas, resolveram, já em 2014, desconfiar do resultado do Tribunal Superior Eleitoral – disse.

Pimentel concluiu o pronunciamento elogiando a atitude da presidente afastada em responder pessoalmente às questões dos senadores, “de cabeça erguida como fez na ditadura militar”, completou.

– Todos nós sabemos que não tem crime. E aí resolvem invocar o que eles chamam de  conjunto da obra. Conjunto da obra é projeto de nação em que os democratas devem disputar na urna os seus ideais, as suas propostas. E eu desafio se com esse projeto do governo interino alguém tem coragem de ir às urnas pedir voto ao povo brasileiro. Porque ele é pago pelos mais pobres para premiar os mais ricos - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)