Anastasia afirma que 'pedaladas' só ficaram conhecidas em 2015

Da Redação | 30/08/2016, 16h31

Em seu discurso na fase de discussão do impeachment nesta terça-feira (30), o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) só condenou a prática das chamadas "pedaladas fiscais" em 2015, porque foi quando a referida "maquiagem contábil" tornou-se pública. "Pedaladas" foi a expressão cunhada pela mídia para denominar os atrasos do governo Dilma no repasse a bancos públicos de créditos referentes ao Plano Safra.

O senador ressalta que foi a partir do relatório referente às contas de 2014 que o Banco Central foi obrigado a revelar os montantes envolvidos nesse tipo de prática, o que justifica o fato de ex-presidentes que também recorreram ao expediente não terem sofrido sanções.

Anastasia também entende que a própria defesa da presidente afastada, Dilma Rousseff, reforça o argumento de que houve crime de responsabilidade quando, em documento entregue à Comissão do Impeachment, admite que havia atrasos referentes ao Plano Safra.

O senador mineiro manteve o argumento de que o governo, ao propor pro Congresso em julho do ano passado a mudança da meta fiscal anual a ser alcançada, apresentou uma "prova cabal" de que tinha plena ciência de que os decretos de créditos suplementares editados no mesmo período eram incompatíveis com a meta vigente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)