Vanessa Grazziotin diz que maior vítima do impeachment será a população

teresa-cardoso | 29/08/2016, 16h26

Décima sétima parlamentar a questionar Dilma Rousseff, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a presidente será vista pela história como uma vítima, ressalvando contudo que a maior vítima desse processo será o povo brasileiro. Ela insistiu em que o processo que busca encerrar o mandato de Dilma só tem elemento político e nenhum caráter jurídico, sublinhando também que “o PSDB pagou R$ 45 mil por essa denúncia”.

Vanessa indagou da presidente quais os ganhos que o Brasil pode esperar caso ela retome o mandato na decisão que virá a público no final desse processo. A senadora queria que a presidente explicitasse as propostas de plebiscito, de eleição direta e de pacto nacional, já antecipadas na carta que dirigiu recentemente ao Senado e ao povo brasileiro.

Dilma Rousseff respondeu que, na hipótese de uma decisão que autorize seu impeachment, sem a ocorrência de crime de crime de responsabilidade, “não só estaremos diante de um golpe, mas de uma eleição indireta, portanto, de um retrocesso nas práticas que superamos depois da resistência democrática e do fim da ditadura militar”.

A presidente afastada criticou o atual sistema partidário, mencionando a existência de 35 partidos, e previu que isso gerará instabilidade para todos os futuros governos. Ela voltou a defender que a população se manifeste tanto sobre eleições diretas quanto sobre uma reforma política.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)