Malta pergunta se Dilma mentiu nas eleições e ela diz que crise era imprevisível

Da Redação | 29/08/2016, 15h48

Questionada pelo senador Magno Malta (PR-ES) se mentiu no processo eleitoral, a presidente da República afastada, Dilma Rousseff, disse, nesta segunda-feira (29), que não, mas que o nível da crise em que o país entraria era imprevisível.

- O que a senhora disse com tanta veemência, que não ia subir juros, que não ia faltar comida. A sua veemência no processo eleitoral, a senhora tinha respaldo para isso. A senhora é uma mulher muito inteligente, preparada e tinha conhecimento. Agora eu pergunto: quem mentiu no processo eleitoral? Foram os marqueteiros? A senhora não tinha as informações? –questionou.

Dilma disse a Malta que não havia como prever o tamanho da crise que vinha pela frente.

- É próprio do ser humano querer controlar o futuro. Só que o senhor não controla o futuro. Estamos no reino das estimativas. Para o senhor ter uma ideia, o mercado e o governo acertavam num valor de crescimento do PIB ao longo de 2015 de 0,8% , e deu, no final, -3,75%. Aí eu pergunto: quem mentiu senador? Não se trata de uma relação de verdade ou mentira. Trata-se de uma estimativa – afirmou.

A presidente justificou ainda a mudança da meta fiscal de 2015 devido a essa crise e criticou a criminalização dessa prática.

- Porque se se criminaliza, a reação vai ser afrouxar o gasto. Aí, sim, explodem tanto a dívida quanto a meta – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)