‘A democracia está sendo julgada no Senado’, afirma Requião

Da Redação | 29/08/2016, 12h29

“Hoje eu falo constrangido, pois não é a presidente [Dilma Rousseff] que está sendo julgada no Senado, é a democracia que está sendo julgada, é um projeto soberano de construção do Brasil”, afirmou nesta segunda-feira (29) o senador Roberto Requião (PMDB-PR), na sessão de julgamento da presidente afastada, no Plenário do Senado.

Para Requião, Dilma Rousseff não cometeu qualquer crime que possa justificar o impeachment. As pressões para a saída da presidente, afirma o senador, vêm da insatisfação do poder econômico, no sentido de revogar direitos de aposentados e trabalhadores, além de cortar investimentos públicos em saúde e educação.

Na avaliação do senador, o capital especulativo, tendo seus interesses contrariados, reage promovendo a precarização do Executivo, do Parlamento e das relações de trabalho.

— Reverter direitos é o caminho da alternativa — afirmou o parlamentar.

Ao agradecer o apoio recebido de Requião, Dilma Rousseff disse ser preciso repensar as relações existentes entre política e interesses econômicos, voltando a reafirmar que sempre agiu de acordo com a legislação do país.

— Foi um processo transparente e claramente compatível com todas as previsões legais e práticas adotadas até então — afirmou a presidente, fazendo referência à edição de decretos de suplementação orçamentária, citados na acusação contra ela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)