Wellington Fagundes pede ampliação do seguro rural
Da Redação | 16/08/2016, 20h42
O senador Wellington Fagundes (PR-MT) disse, nesta terça-feira (16), que "já está mais do que na hora" de o país adotar uma política de aperfeiçoamento, desburocratização e democratização do acesso ao seguro rural.
Wellington Fagundes afirmou que, nos Estados Unidos, 90% das plantações e criações são seguradas, enquanto no Brasil a cobertura mal chega a 14%. O senador afirmou que, para dificultar ainda mais, os contratos no Brasil são complexos e burocráticos e as plantações seguradas concentram-se em poucas regiões.
O senador ressaltou que a agropecuária é a âncora da economia brasileira, mas também a atividade mais arriscada, já que está sujeita a uma série de intempéries.
— E oscilações também mercadológicas a exemplo de crises de superprodução e choques cambiais — disse.
O senador explicou que o seguro é fundamental, principalmente, para os pequenos produtores, que estão muito mais suscetíveis a essas adversidades. Além de uma política de seguro rural mais simples, o senador defendeu que a subvenção hoje paga seja repassada diretamente para as mãos do produtor que, assim, terá condições de negociar melhores preços com essas seguradoras.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: