Senado aprova nome de Mauro Vieira para a ONU

Da Redação | 16/08/2016, 17h28

O diplomata Mauro Vieira vai assumir a representação do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). A indicação foi aprovada no Plenário do Senado nesta terça-feira (16) e segue para promulgação. Foram 45 votos a favor e apenas três contrários, além de uma abstenção.

Natural de Niterói (RJ), Mauro Luiz Iecker Vieira é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Em 1974, ingressou na carreira diplomática. Além de ministro das Relações Exteriores do governo Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016, também foi secretário de modernização administrativa e secretário-geral adjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia. Já no exterior, além de embaixador nos Estados Unidos e na Argentina, o indicado foi ministro-conselheiro na embaixada na França e conselheiro na embaixada no México.

Ao ser sabatinado pelos senadores na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no último dia 10 de agosto, Mauro Vieira falou da ambição histórica do Brasil em fazer parte do Conselho de Segurança da ONU de forma permanente. O diplomata disse acreditar que as discussões acerca da reforma desse Conselho, que ele admite serem “extremamente complexas”, podem ser aprofundadas durante a Assembleia Geral deste ano, uma vez que, pela primeira vez na história, o texto de negociação foi transmitido de uma Assembleia (a do ano passado) para outra.

Para Vieira, hoje existe a consciência internacional de que o Conselho de Segurança precisa de uma reformulação, por refletir até hoje um cenário estabelecido quando da criação da ONU (1945), após a Segunda Guerra Mundial e no contexto da chamada Guerra Fria (o conflito ideológico entre EUA e União Soviética).

— Na época, a ONU tinha 51 países membros. Por uma lógica proporcional, por exemplo, seria como se hoje o Conselho possuísse cerca de 40 países entre permanentes e rotativos — lembrou Vieira na ocasião, ressaltando que hoje participam da ONU 193 países.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)